Blog do Lud

Debian XMMS e scrobble da Last.fm isso funciona

leave a comment »

Aproximadamente no fim do ano passado fui apresentado ao Last.fm e desde então isso tornou-se um vício na minha vida.

Para quem não conhece o Last.fm segue o link, é mais fácil vocês mesmo olharem do que eu descrevê-lo.

A questão é que não consigo mais me imaginar escutando música sem saber que elas estão indo para as estátisticas do meu profile na Last.

Lá no site você pode fazer o download do programa que enviará para o seu profile as músicas ouvidas por você, ele foi desenvolvido com base no Ubuntu e portanto muito provávelmente funcionará sem problemas para o Debian e outras variantes, mas se você não ficou muito feliz com essa opção e pensou “Que bom seria, se tivesse um plugin para meu XMMS”, bom o pessoal da Last pensou nisso é há uma opção de plugin disponibilizada por eles para o XMMS.

Para instalar é bem simples, siga as instruções disponibilizadas o no site, se funcionar ótimo! 😀

Mas nem tudo são flores, no meu caso estou utlizando a versão de kernel 2.6.18-6-686 (Debian 4.1.1-21), na versão 2.6.18-4-686 (Debian 4.1.1.-21) não havia tido problemas na instalação desse plugin, já nessa nova versão tive problemas com dependências para instalação do plugin, como não queria abrir mão de nada :P, da versão do kernel, do xmms e nem da Last.fm, resolvir fazer uma consulta com Pai Oxalá Google que logo me trouxe a resposta para meus problemas nerds.

Pai Google disse o seguinte:

— “Meu fi-inho, to vendo aqui que tu tem que deixa de lezera”

— “Use o apê-tê guéti lezado da pexste”

apt-get install xmms-scrobbler

Se tiver problemas com a instalação pelo apt-get baixe o arquivo e instale manualmente.

Written by Ricardo Ludwig

June 15, 2008 at 9:06 pm

Posted in Debian, GNU, Linux

Leave a Reply

