Blog do Lud

Orientação a Objetos — Classes

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Classes são elementos fundamentais na composição de softwares orientados a objetos, podemos entende-lás como descrições genéricas ou coletivas de entidades do mundo real. Mantém-se aqui a intenção de aproximar entidades mundanas da representação computacional. Desta forma, a definição das classes de um sistema deverá procurar inspiração nas entidades do mundo real.

Ao contrário dos objetos, que representam entidades individualizadas, as classes são representações genéricas, elas são abstrações de um coletivo de entidades semelhantes.

Uma classe para Orientação à Objetos (O.O) é como uma receita de bolo, você não come uma receita de bolo, mas a usa como referência para preparar o bolo. A função da classe é semelhante a receita do bolo a utilizamos para criar um objeto bolo a partir de suas especificações, o ato da criação do objeto pela classe é conhecido como “instanciar o objeto”. Podemos criar centenas de bolos a partir da mesma receita (classe), eles podem ser bem semelhantes, alguns idênticos, mas são objetos diferentes.

Umas das principais dificuldades para um iniciante é entender a diferença entre Classe e Objeto.

Agora você é capaz de perceber que não criamos vários objetos e sim a classe encarregada de criá-los, definimos nela as características dos objetos (atributos e métodos) necessários para a instanciar os objetos.

As classes possuem em sua estrutura:

Construtores – definem o comportamento no momento da criação de um objeto de uma classe.

Destrutor – define o comportamento no momento da destruição do objeto de uma classe. Normalmente, como em C++, é utilizado para liberar recursos do sistema (como memória). Em Java essa função é substituída pelo Garbage Collector

Propriedades – define o acesso a um estado do objeto.

Eventos – define um ponto em que o objeto pode chamar outros procedimentos de acordo com seu comportamento e estado interno.

Uma classe possuí ainda encapsulamento, herança e pode fazer uso de polimorfismo, conceitos que serão explicados em outros post.

O importante agora é assimilar claramente a função da Classe não confundindo com Objetos.

Referências:

Caelum Curso FJ-11 Java e OO

O exemplo da receita de bolo é usado por vários autores, mas eu utilizei explicitamente ao dessa excelente apostila de Java fornecida gratuitamente pela Caelum.

Wiki Classes

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Written by Ricardo Ludwig

June 2, 2007 at 6:58 pm

Posted in Java, O.O, UML

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